sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Figueirense Futebol Clube História Parte IX

Século XXI
Na primeira década do novo século, o Figueirense conquista mais um Tri-Campeonato Estadual (2002, 2003, 2004), um vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro de 2001, época que só subiam os 2 primeiros. Após isso, o alvinegro esteve um longo tempo na Série A do Campeonato Brasileiro (2002/2008). Em 2003, contratou Cléber Américo da Conceição, carinhosamente chamado pela torcida de Clebão, e também a contratação do centro-avante Evair (ambos campeões pela Sociedade Esportiva Palmeiras).
Em 2004, os meias Fernandes e Sérgio Manoel fazem um bela dupla no Estadual e no Brasileirão.
Já em 2005, foram postas cadeiras nas arquibancadas do Scarpelli (cadeiras que alguns anos depois, a torcida do Avaí queimou, num clássico), junto com outras reformas e melhorias que estão sendo feitas desde a década passada. A contratação mais esperada da torcida vem para o Figueira, Edmundo (também ídolo e campeão pelo Palmeiras), carinhosamente pela torcida de Animal.
No ano de 2006, junto com o título Catarinense, em uma vitória histórica de 3x0 sobre o Joinville, e conquistou a melhor colocação de um clube catarinense no Brasileirão Série A (7ª colocação, até que em 2009, o Avaí bateu esse recorde e ficou em 6º lugar).
O ano de 2007 foi importante para o Figueirense, porque chegou à final da Copa do Brasil (fato antes ocorrido somente com o Criciúma Esporte Clube, que foi campeão), porém perdeu o título no Orlando Scarpelli para o Fluminense-RJ.
Em 2008, o clube foi campeão invicto do Primeiro Turno do Campeonato Catarinense de Futebol, e no Segundo Turno, uma campanha razoável, por já estar garantido na final, porém apenas perdeu confrontos diretos importantes, por isso não levou o "caneco" antecipadamente. Na final, enfrentou o Criciúma, vencendo o primeiro jogo por 1x0 em casa, dependendo apenas do empate no jogo de volta, mas acabou perdendo por 3x1 e levando o jogo para a prorrogação, (já que gol fora de casa vale dois) tempo adicional que o Figueirense sagrou-se campeão do Catarinense pela 15ª vez em sua história, e a primeira vez, um título fora do Scarpelli. No fim do ano, a equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, devido aos erros da diretoria na montagem do elenco.
Em 2009, o Figueirense quase voltou para a Primeira Divisão, mas terminou em 6º lugar.
Na temporada atual, em 2010, o Figueirense com 2 adiantados, já garantiu a sua vaga para a Série A de 2011, mesmo perdendo para o Coritiba, no Couto Pereira.
No dia 19/06/10, Fernandes passou Calico, que tinha 94 gols, e na goleada de 6x1 contra o CFZ Imbituba, no Estádio Ninho da Águia, Fernandes marcou o 5º gol, chegando à marca de 95 gols, em jogo válido pela Copa Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário