terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guns N' Roses


Banda formada em 1985, pela junção de duas bandas: Hollywood Rose, grupo que tinha como componentes: Axl Rose (vocal) e Izzy Stradlin (guitarra base), se juntam da outra banda que tinha acabado de se dissolver, o LA Guns, que tinha como componentes: Axl Rose (vocal), Tracii Guns (guitarra solo), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria). Foi com essa formação de 1985, que surgiu o Guns N' Roses, e o grupo com esses componentes só se apresentou uma vez, em março de 1985, já que há uma substituição: a saída de Ole Beich para a entrada de Duff McKagan.
Houveram mais alguns shows com essa formação até metade do mesmo ano, porque Tracii Guns e Robbie Gardner decidem sair da banda. Com a falta de um guitarrista solo e um baterista, o guitarrista-base, Duff McKangan, então, convoca seus antigos parceiros de Road Crew (banda de heavy-metal e classic-rock), o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler. Agora, a formação mais famosa do grupo, por causa dos solos de Slash, que parecem manter uma certa harmonia com os vocais (que tu se arrebenta tentando imitar) do Axl. Em 1986, o Guns acerta contrato com a Geffen Records.
Com a Geffen, em 1987, o Guns lança seu 1º álbum, Appetite for Destruction, sendo reconhecido como o melhor de todos, já que contém as grandes faixas "Welcome to the Jungle", até então a música mais tocada e bem sucedida, e "Sweet Child O' Mine", que depois "arrancou" o título de mais tocada da música anterior, estourando a banda. Logo após, foi lançada a trilha "Paradise City", deixando a banda agora no topo das paradas. Este disco lançado no período em que a banda passava por aquela famosa rotina: "Sexo, Drogas e Rock N' Roll".
Então, começou a abrir shows para grandes bandas do rock, como Iron Maiden, Rolling Stones e Aerosmith, mas não demorou muito para o Guns ser aberto por outra banda. Durante alguns shows, Slash, Duff e Adler já pisavam no palco sob altíssimo efeito de drogas e álcool, principalmente o guitarrista, que de vez em quando, desmaiava no final dos shows.
Em um festival em Donnington, Inglaterra, aconteceu um trágico acidente, quando dois fãs morrem pisoteados, e causando ao Guns N' Roses a imagem de grupo de rock mais perigoso do planeta.
Em toda a sua carreira, grupo lança 1 EP (Live !?*@ Like a Suicide) de 1986, e 9 discos (Appetite for Destruction - 1987; G N' R Lies - 1988; Use Your Illusion I - 1991; Use Your Illusion II - 1991; The Spaghetti Incident? - 1993; Use Your Illusion - 1998; Live Era '87-'93 - 1999; Greatest Hits - 2004; Chinese Democracy - 2008.
A banda, na formação clássica, se desfez. Axl uma vez ameaçou sair da banda por causa dos três que entravam drogados no show, e faziam a banda inteira pagar mico, mas a situação foi estabilizada, já que Slash, principalmente, não queria perder um vocalista, reduziu a sua taxa de drogas, e os outros junto com ele. Porém, Izzy Stradlin se demitiu, alegando que não queria mais ver seus amigos se auto-destruindo. Axl e Slash então elegem Gilby Clarke para guitarrista no lugar de Izzy, porém Izzy ainda voltaria, já que após um acidente de moto e ter quebrado o pulso, Gilby teve que sair.
Durante a gravação do álbum G N' R Lies, Axl Rose foi acusado de racismo e homofobia por causa da letra de uma música (One in a Million). Axl nagou, alegando que era fã de homossexuais, como Freddie Mercury (Queen) e Elton John. Quanto ao racismo, Axl disse que era grande amigo de Slash, sendo ele, filho de uma negra. A gravadora teve que pedir uma mudança de comportamento, ou a mesma iria encerrar o contrato.
Tempos depois, na gravação do próximo álbum (Use Your Illusion), a banda teve que demitir o baterista, isso em julho, porque na gravadora ele nem conseguia tocar bateria direito, isso para a música Civil War.
Hoje em dia, Axl é o único componente original da banda. Slash saiu da banda porque Axl demitiu um outro guitarrista, um que Slash gostava muito, e ainda por cima, sem sua consulta. Os outros saíram tempos depois.
Palavras de Axl Rose: "As armas são para dizerem que lutamos e as rosas para dizerem que vencemos".
    







Nenhum comentário:

Postar um comentário